42 meninos entre 6 e 15 anos. Este foi o número de vítimas feitas por Francisco das Chagas Rodrigues Brito entre 1989 e 2004, no Maranhão e no Pará. Brito é considerado o pior serial killer brasileiro. Matou 3 vezes mais do que o Vampiro de Niterói, até então o primeiro do ranking de assassinos seriais do país. Chagas escolhia meninos fisicamente parecidos, pobres de periferia que vendiam doces e perambulavam pelo local onde trabalhava ou morava. O modus operandi era sempre o mesmo: ele puxava conversa com a criança e a convidava para pegar frutas no mato. Quando entrava na mata fechada, matava a criança por estrangulamento, a pedradas ou com objetos cortantes. Depois as mutilava: retirava seus testículos ou órgãos genitais, decepava partes do corpo e levava com ele um souvenir: osso, roupas, um dedo, uma orelha ou outro pedaço amputado. Em alguns casos, estuprou a vítima e há suspeitas de que tenha comido partes de algumas. Seu caso ficou conhecido como "os meninos emasculados de Altamira".

Ao ser preso como suspeito pela morte de Jonatham Silva Vieira, de 15 anos, Chagas negou envolvimento no crime, mas a polícia acabou apresentando provas científicas que confirmavam o envolvimento do mecânico de bicicletas na morte do garoto. Chagas acabou confessando esta e outras 17 mortes em Altamaria a que havia sido relacionado. Depois viria a confessar um total de 42 mortes.

Especialistas ainda tentam entender os motivos que levaram Chagas a praticar os crimes. À escritora Ilana Casoy, maior especialista em serial killers do país e que colaborou na investigação do caso, Chagas disse que o motivo estava na bíblia, Isaías 14:21: "Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades". Apesar da motivação aparentemente religiosa dos crimes, os especialistas acreditam que a chave da psicopatia de Chagas esteja na infância: criança abandonada pelos pais que apanhava da avó severa com chicote de cipó.

Qualquer que tenha sido o motivo real, Chagas não mostrou arrependido pelo que fez em nenhum momentos dos depoimentos ou de seu julgamento. Quando, diante do júri popular, conto o porquê de ter matado as crianças, ele disse que ouvia vozes ordenando que as matasse e que, depois, era tomado por uma "força" exterior. Em 2006, ele foi condenado a 20 anos e oito meses de prisão pela morte de Jonatham e ainda aguarda julgamento pelos demais assassinatos. [Fontes: UOL]

VOCÊ NUNCA ESTA SOZINHO

By: Shadow

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Copyright 2010 Toque da Morte
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger