O início do século XX, circularam relatos sobre uma bizarra criatura semi-humana avistada nos Himalaias, mas foi só enquanto «Abominável Homem das Neves» que essa criatura encheu as páginas dos jornais do mundo inteiro.

Em 1921, uma expedição britânica chefiada pelo coronel C. K. Howard-Bury tentou escalar o monte Evereste. A cerca de 5200 m, os exploradores viram pelos binóculos uma série de figuras negras, ao chegar ao local, encontraram pegadas enormes, «três vezes o tamanho das de um ser humano normal».

Os batedores do grupo identificaram-nas como o rasto de uma criatura a que davam vários nomes, entre eles «Yeti» e «Mehtohkangmi» (criatura da neve ou selvagem).


Os sherpa - as tribos do Tibete e do Nepal - descrevem os Yetis como criaturas semi-humanas que vivem nas montanhas e se alimentam nos vales. Alguns acreditam que os Yetis raptam pessoas. Em 1913, por exemplo, uma rapariga sherpa foi alegadamente levada da sua aldeia por um Yeti. Nas décadas seguintes surgiram na impressa notícias sensacionalistas sobre ataques do Abominável Homem das Neves .
Os mais cépticos dizem que os presumíveis Yetis que são avistados todos os anos não passam de ursos, de grandes macacos Langures que vivem nos Himalaias, ou até mesmo eremitas hindus conhecidos pelo nome sadhu.

Existem, contudo, provas que atestam a existência dos Yetis. Em 1951, o respeitado alpinista Eric Shipton publicou fotografias do que ele pensava ser pegadas de um Yeti, encontradas na bacia de Menlung, no Nepal. Um zoom revelou uma pata com 33cm de comprimento, não pertencente a qualquer criatura conhecida, mas há quem diga que uma pegada normal pode ficar com essas dimensões quando a neve derrete.
Menos impressionante foi o chamado «escalpe de um Yeti» apresentado por alguns nativos sherpas, que afinal era feito de pele de cabra. Não obstante, a ideia de que poderá existir nas montanhas uma criatura desconhecida tem sido suficientemente credível a ponto de interessar cientistas sérios e exploradores.


Em 1958, a academia das ciências Soviética enviou equipas para diversas partes da Ásia, onde haviam sido avistados criaturas semi-humanas. Os investigadores acabaram por concluir que existia uma espécie qualquer de seres hominídeos primitivos nas montanhas asiáticas.
Entretanto, os índios americanos da Colômbia britânica e do Norte da Califórnia têm as suas próprias lendas sobre um feroz «Sasquactch» ou «Big Foot», que aparece em tótemes e máscaras. Em Outubro de 1967, em Bluff Creek, no norte da Califórnia, um alegado «Big Foot» foi filmado pelo campista Roger Patterson.

As imagens parecem mostrar uma fêmea gigante a passear numa clareira da floresta.


NÃO GRITE NO ESCURO


By: Fear

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Copyright 2010 Toque da Morte
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger