Depois da perda de um membro, a grande maioria dos pacientes experimenta a sensação de um membro fantasma – ilusão de que o braço ou a perna amputada ainda está presente. Danos no sistema nervoso, como um derrame, podem causar ilusões semelhantes em membros enfraquecidos, como se um braço ou uma perna estivesse no lugar errado ou ainda que estivesse se movendo quando na verdade não estava.

Esses casos de membros fantasmas onde não houve amputação eram considerados raros, mas um novo estudo realizado pelo Departamento de Medicina Albert Einstein, de Nova York, provou que mais da metade dos pacientes que se recuperam de um AVC podem experimentar sensações de membros fantasmas.

Os médicos que participaram desse estudo entrevistaram 50 pacientes que sofreram AVCs com o objetivo de comprovar como são comuns os sintomas de membros fantasmas e também determinar as características de tais experiências. Dos 50 pacientes entrevistados 27 haviam experimentado sensações ligadas a membros fantamas. Alguns relataram que chegaram a mudar de posição na cama com o intuito de “tirar o braço” debaixo deles e só depois perceberam que o braço estava mesmo ao lado do corpo e não embaixo. Outros relataram que sentiam seus dedos das mãos e pés se mexendo – apesar de não estarem.

Os pesquisadores sugerem que uma das razões para que este fenômeno não houvesse sido notificado pelos pacientes era o medo que eles tinham de ser rotulados como “loucos”. O estudo sugere que a experiência que a pessoa tem de seu próprio corpo pode ser alterada após uma lesão neurológica.


VOCÊ NUNCA ESTA SOZINHO

By: Shadow

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Copyright 2010 Toque da Morte
Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger